MINHA HISTÓRIA- Alciony Menegaz


    No dia 20 de Março de 1949, na cidade mineira de Prata, às 18:00h de um Domingo, no momento em que passava a procissão de São José, na frente da Maternidade, eu vim ao mundo.
    Meus pais mudaram-se para Barretos, sendo eu ainda bebê. Papai, Maestro Yolando Menegaz e mamãe, Hermínia Menegaz. Somos em sete irmãos: Érico, César, Sônia, Joana Darc, Daniel e André.
    Comecei cantando na Rádio Barretos PRJ-8, no Programa infantil “Alegria da garotada”, com três anos. Logo tornei-me a atração, passando a participar dos outros programas e de importantes eventos da cidade, solenidades, apresentações nos clubes, abertura de shows de artistas, etc...
    Na adolescência, integrei o grupo musical “The Kick-Backs”, liderado por meu pai, Yolando Menegaz, com meus dois irmãos. Por seis anos percorremos cidades deste país em apresentações.
    A minha primeira apresentação em TV, foi em Uberlândia, em 1968, no Programa Ataliba Guaritá Neto, na TV Triângulo, acompanhando-me ao violão.
    Depois vieram os Festivais de música. Em Barretos no FEBAMPO, ganhei o prêmio de melhor intérprete nos três em que concorri, inclusive a gravação em disco (1968) interpretando Tapera. No 4º FEBAMPO fui homenageada. Participei do 1º Festival Universitário de Ribeirão e do Festival do Chapadão em Uberaba, em 1969, em que recebi o prêmio de “Consagração Popular”.
Formei-me Professora na turma de 68 do Colégio estadual e Escola Normal Mário Vieira Marcondes de Barretos, o Estadão.
    Incentivada por jornalistas e radialistas, em 1970 busquei a capital São Paulo, sendo contratada por Abelardo Figueiredo para a casa de shows “O Beco”, como show-woman dos seus musicais. Em 1971 fui contratada pela gravadora RCA Victor que lançou meu primeiro disco, “Alcione” com a música “Isabela” e posteriormente, mais dois compactos, em 1972 e 1975. Participei de inúmeros programas de TV para divulgação dos meus discos: “Clube dos Artistas” e “Almoço com as Estrelas”, de Airton e Lolita Rodrigues, Programa do Bolinha, Clarisse Amaral, Hebe Camargo na Bandeirantes, na Tupy e muitos outros. Neste período, foram muitas reportagens em jornais para divulgação do meu trabalho. Fiz aulas de canto com Madalena de Paula, curso de Teatro com Eugênio Kusnet e aulas de expressão corporal.
    Entrei para a Faculdade São Marcos para o curso de Letras, mas tive que interrompê-lo por conta dos compromissos artísticos.
    Em 1972 casei-me com Francis Monteiro, que na época era um dos “Clevers” e se tornou um publicitário reconhecido. No início de 1974 sofri um acidente doméstico com álcool, tendo que me afastar dos palcos por um período. Estava grávida e perdi o bebê.
    Voltei a cantar com grupos musicais: Jongo trio, Super Som TA, com quem me apresentei no “Studio 54” em Nova Iorque. Também gravei um compacto cantando em inglês, lançado na Venezuela, em 1977. Em 1979 fui contratada pela gravadora Continental, gravando em disco o comercial do cigarro Ella, “Ella sou eu”, na época, sucesso no país. Em 1980 resolvi afastar-me dos palcos, dedicando-me à família, mas continuei gravando comerciais (Jingles) em Estúdios, junto com o Francis e fazendo shows em eventos especiais.
    Temos três filhos: Thiago Monteiro, produtor musical e pianista, que possui o selo “Blaxtream”, com Thalita Magalhães; Gustavo Monteiro, Diretor na área da computação e Myrthes Monteiro, atriz, cantora e bailarina, atualmente apresentando-se em Musicais na Europa. Temos também dois netos: Gabriel e Bento.
    Em 1987 conheci a pintura. Comecei a pintar óleo sobre tela e logo já vi minhas obras em exposições. Em 1988 mudamo-nos para Ribeirão Preto; voltei a me dedicar à pintura e exposições.
Em 1997 conheci uma nova maneira de expressar meus sentimentos e arte, através da escrita. Tive minha crônica “A sexta hora” selecionada pela Litteris Editora, para sua antologia. Vieram outras crônicas, poemas; hoje já tenho meus trabalhos literários publicados em 20 Antologias e meu primeiro livro editado: “Lampejos na Madrugada”.
    Em 2008, através do show “Tributo a Elis” retomei a carreira de cantora, voltando a gravar, com show na Alemanha. No meu CD “Mundo Belo”, a música que dá título é minha. Fiz vários programas de TV como o “Sr. Brasil de Rolando Boldrin”, um especial pela Rede Vida de Televisão e apresentações nas TVs regionais. Em 2009 retornei em show na Alemanha, com Thiago, ao piano.
Fui apresentadora do Programa “Música e Arte com Alciony Menegaz” na TVRP/Canal 9, em Ribeirão Preto, em 2013, onde conheci Irene Coimbra, que me convidou para o Sarau Ponto & Vírgula, no Regatas. Naquela tarde conheci Maris Ester, que me levou para a Casa do Poeta.
    Agora, a vida me contempla com o lançamento do meu CD “Luz do Palco”, produzido pelo meu filho Thiago Monteiro; um projeto Proac, do Governo de São Paulo. Só Gratidão ao Pai Celestial!

ALCIONY MENEGAZ, DESTAQUE DA REVISTA PONTO & VÍRGULA - BIMESTRE ABRIL/MAIO/JUNHO/2022.


Comentários