ENTREVISTA Irene Coimbra, editora da Revista Ponto & Vírgula, entrevista a poeta e escritora paulistana, MARIA ALICE FERREIRA DA ROSA.

 P&V: - Maria Alice, sei que você é blogueira (Blog de Alice, alicealinhavandoletras.com), e que mantém esse blog ativo desde 2008. Sei também que sempre gostou de escrever, tinha muita coisa escrita guardada e que, um dia, parte de seu Blog, virou um livro e, daí para frente, não parou mais. Me diga, quantos livros já publicou e quais são eles?
Maria Alice: - Em primeiro lugar, agradeço a oportunidade de estar aqui. Quanto aos livros, são seis livros solos: Alinhavando letras (2013); Pena e poesia (2016); O pescador de Sorrento e outras histórias     (2019); 2020 – O ano que não vivi (2020); 120 Poemas (2022) e Filomena, a lagartixa valente (2023). Participei, também, de cerca de 25 antologias, no Brasil e no exterior.
P&V: - Qual deles é o mais recente?
Maria Alice: - O mais recente é “Filomena, a lagartixa valente”. Minha primeira incursão no mundo da literatura infantil.
P&V: - Poderia fazer uma sinopse dele?
Maria Alice: - É a história de uma pequena lagartixa, de rabo muito comprido, fraquinha, magrinha, medrosa, que fica órfã e tem de cuidar de si mesma e de dois irmãozinhos. Mas precisa de coragem e também de ficar valente para conseguir.
P&V: - Sei que já recebeu alguns prêmios. Qual deles foi o mais significativo para você?
Maria Alice: - Alguns. No Brasil, Itália e Portugal. Todos trazem emoção. Destaco o primeiro, recebido na Itália, em Turim. Participei de uma antologia e não sabia que era também um concurso. Fui premiada em primeiro lugar com o conto “O som do adeus”. Foi uma surpresa gratificante.
P&V: - Quais seus planos futuros?
Maria Alice: - Escrever. Publicar. Tanto livros solos como participar de antologias. Seguir nesse caminho. firme e sempre.
P&V: - Muito obrigada pela entrevista, Maria Alice. Desejo a você todo o sucesso possível no mundo literário!



Comentários