SENSITIVAMENTE- Conceição Lima

     Não queiras (por pura precaução) deixar-se tocar pelas minhas mãos. Ao meu mais leve toque, todo o mais profundo de seu âmago imediatamente será decifrado por mim. Sou uma SENSITIVA, capaz de “ler” os seus pensamentos, sentimentos e conteúdo espiritual. Descubro tudo: temperamento, caráter e até comportamento. Muito perigoso isso! Nem tanto para você, evidentemente; mas, sobretudo para mim, é óbvio...
    Posso me deparar com o mais odioso da espécie humana. Posso me intoxicar, adoecer de alma e corpo. E posso, no mínimo, desacreditar de toda a virtude humana. Pessoalmente, posso me desagradar tanto de você, que talvez nunca mais queira vê-lo!
    Mas também... pode acontecer de eu tocar o seu lado luz e descobrir belezas inimagináveis... Tudo depende do seu instante pessoal. Aí, também corro o risco de me apegar à sua grandeza momentânea e criar expectativas surreais sobre a natureza humana.
    Como vê, convém que mantenhamos certa distância para todo o sempre. Sofreremos com isso? Provavelmente...  Mas, por que, para que arriscar? Não me sinto preparada ainda para “explorar” os humanos... Estarão eles também prontos para o meu mapeamento? 
    Porém, há uma certa curiosidade, por parte das pessoas, sobre se essa minha mente sensitiva funciona também em relação a mim mesma. Infelizmente (ou felizmente!), não! Quanto a mim própria, sou-me um verdadeiro ponto cego: nada consigo perceber, além do que faz a maioria das pessoas. E, ultimamente, outro questionamento tem me aparecido com muita frequência: poderia acontecer de essa minha percepção não retratar propriamente o outro e sim constituir meras projeções daquilo que me vai por dentro? 
    Questão extremamente relevante, essa! Não pode mesmo ser descartada, sem mais nem menos! Caso as premonições que me invadem ao tocar outra pessoa sejam tão somente projeções daquilo que se passa em minha própria alma, então o caos que envolve os meus relacionamentos tem outra configuração. 
    Santo Deus!... Essa teoria muda tudo e vai revirar o meu mundo de ponta cabeça! Socorro!... Alguém pode me ajudar a sair dessa?!

Ventania (MG), 29 de janeiro de 2025


*
Crônica de Conceição Lima, em destaque, na página 19 da 70a. Revista "Ponto & Vírgula" (janeiro/fevereiro/março/2025)

Comentários