Hora do Café- Luzia Carreira Piana


    Fim de tarde!
    O cheiro gostoso do café impregnava o ar como todos os dias, no mesmo horário! Minha alegria aumentava, “era a hora do café”. -                
    - Já estou indo! - respondia contente, feliz, ao chamado de minha mãe que me esperava com a garrafa de café nas mãos. Dizendo tchau, saía correndo, pulando, cantando, deslumbrada com a beleza da tarde e com a música harmoniosa da natureza. Caminhando pela linha do trem, não via a hora de chegar o dono daquele café. A saudade aumentava. Minha emoção transbordava de felicidade ao sentir o cheiro de graxa, da lenha queimada, da poeira no ar e do vapor quente nublando o lugar. (aquele lugar era mágico para mim, guardo-o na lembrança com carinho, tudo ao meu redor era encantador). Com a garrafa de café nas mãos caminhava sem medo, o calor do lugar me aquecia. Brasas vermelhas faiscavam na fornalha da Maria fumaça, pronta para partir, e pelos trilhos deslizando, unindo horizontes, levando alegria, lágrimas, abraços e saudade. Os ferroviários manobrando com prudência a chave do sinal, sorridentes observavam por onde eu passava. Minha alegria aumentava, o meu coração disparava, a sua ausência me preocupava, mas a magia do lugar me acalmava.
    De repente em meio à neblina de fumaça sorrateiramente aparecia: “o dono do café”. Com o rosto sujo de graxa, a estopa nas mãos calejadas e na cabeça o chapéu roto e desbotado. A alegria nublava em lágrimas o meu olhar, “era a hora do café”, o encontro tão esperado e desejado. Em seu rosto o sorriso transbordava de alegria ao me ver! Sua expressão era de amor e de felicidade, irradiando o seu amor fraternal. (momento inesquecível para mim). No aconchego de seus braços e abraços, ao meu pai o café eu entregava. Foram bons os momentos da minha infância, ficaram gravados em minha memória e no dia a dia da minha vida desabrocham em meus pensamentos. O tempo passou... (tudo na vida passa!)
  Só a poesia da história, com sua magia, permanece e ultrapassa o próprio tempo.





Comentários