Biografia- Ib Maria Lemos Bicas

Ib Maria Lemos Bicas nasceu em Franca (Vila Franca do Imperador), em 23 de outubro de 1942.  Até hoje se diz "mineira", acidentalmente nascida em São Paulo. Todos os seus ancestrais eram mineiros. O pai, de Passos e a mãe de Capetinga.
                Teve a alegria de nascer e viver até os seus quatro anos na casa da vó Theodora, na Praça, ao lado da Matriz.
                Foi no auge do gado Gir que o pai, grande criador, conhecedor e juiz em exposições, resolveu, por convite de primos de Barretos, lá comprar uma fazenda e dar continuidade à criação de seu gado. Infelizmente, não deu certo.
                 Comprou, em Ribeirão, a Viação Santo Antônio, mas esse, infelizmente, não era seu ramo. Moravam na Avenida Francisco Junqueira, próximos à empresa.
                Ib e as irmãs foram criadas muito independentes. Com apenas sete anos foi matriculada no Colégio Santa Úrsula e ia, a pé e sozinha, até o colégio, pagando, também, as mensalidades da escola.
                Passados dois anos, mudaram-se para uma casa na Rua Garibaldi, ao lado do Hospital São Francisco (tem várias amigas que conserva desde essa data). Como não havia TV e computadores, podiam brincar bastante na rua.
                 Ao final de 1957 conheceu Harley, seu marido e sua grande paixão.
                Fez o Curso Normal também no Colégio Santa Úrsula.
                A vida toda teve paixão pela leitura, cujos livros, seus mais preciosos companheiros da adolescência, devorava. Também gostava muito de História e Psicologia.
                Em 1960 foi cursar a PUC em São Paulo. Decidiu fazer Pedagogia que, naquele tempo, nos dois últimos anos, podia-se passar para a Psicologia.
                Com o término do curso, voltou à sua terra, a do coração, Ribeirão Preto. Já estava namorando havia sete anos quando Harley, que aguardava uma nomeação para Professor de Oftalmologia na USP, a pediu em casamento.
                Casaram-se na Catedral, em 23 de abril de 1965. O celebrante, seu querido confessor e amigo desde os seus quinze anos, foi D. Angélico Sândalo Bernardino.
                Um grupo de amigos os convidou para abrir uma escola renovadora e cheia de grandes ideais. Assim surgiu o Colégio Pequeno Príncipe. Ficou na Coordenadoria Pedagógica, mas como já estava grávida de Tácito, ficou pouco tempo.
                 Quando teve Taciana, sua segunda filha, estava lecionando Metodologia no Colégio Otoniel Motta. Achou que cuidar dos filhos durante o dia e trabalhar à noite era exaustivo, então optou por criar os filhos primeiro  e depois voltar ao trabalho. Foi uma decisão difícil.  Vieram depois Priscila, Bernardo e Juliano.
                Pela época da gravidez de Bernardo (1976) já havia descoberto que seu interesse estava mais voltado às raízes: compraram uma fazenda. Mais adiante, outra, em Minas, a ser desmatada.
                Harley,  pesquisador e cientista, cuidava de uma parte e ela, dos negócios.
                Ib ama decoração, arte, construção, paisagismo. É pessoa de fé. Procura sempre um encontro mais pessoal com seu Deus.
                Heranças...
                Olhando o passado, fica feliz. Construiu uma bela família, grandes amigos e tem o seu companheiro de vida a seu lado.




Comentários