Insônia- Heloísa Crosio


                Estranha essa tal insônia:
                Invade a noite, sorrateira, e sem avisar interrompe os sonhos, a tranqüilidade. Sem cerimônia, rouba o sono e leva-o para longe, onde a vontade não possa alcançar!
                Em muitas noites acontece assim comigo:
                Sem mais nem menos meus olhos se abrem, meu sono escapa pelo escuro do quarto, sai pelas frestas da janela e some pelo ar da madrugada.
                Então meu corpo se agita, quer levantar da cama e preciso andar na noite quando a casa ainda dorme, silenciosa. Sem acender as luzes, desço as escadas e chego à sala.
                Pelo caminho sempre tropeço na gatinha NINA, que contente com minha falta de sono, vem me encontrar. Abro a porta de vidro e saio pela varanda.
                O ar da madrugada bate em meu rosto, faz meu corpo arrepiar pela friagem da noite . Admiro o céu estrelado, tão mágico! 
                O luar ilumina as sombras do jardim, formando desenhos estranhos , meio aterrorizantes.
                Quando retorno para meu quarto, para minha cama, tento novamente dormir, mas pensamentos não deixam o sono voltar.    Ficam ali martelando, povoando a noite como fantasmas, impedindo que os sonhos cheguem novamente .
                Então me entrego a eles, e fico a mercê da insônia, que mistura passado, presente e futuro. Deixo meus pensamentos viajarem no tempo, no espaço, pela vida, pelos projetos. Então sonho acordada.
                Viajo pelos lugares que gostaria de ir, pelos lugares que fui, viajo pelas palavras, pelos versos de uma nova poesia...
                Me rendo à falta de sono, vou para meu computador, coloco uma música e deixo que a inspiração chegue, que as palavras rimem num novo poema.
                E quando o dia começa clarear, a cidade inicia sua rotina, os primeiro pássaros começam seus trinados...um carro buzina ao longe, um portão se abre...
                Leio meu poema feito na madrugada. Releio, mudo um ponto, uma vírgula e quando gosto muito digo “YES”.
                Então, a insônia se retira, mansa, satisfeita, e finalmente  deixa que o sono entre e me vença.
                Desligo tudo e por fim, quando o dia amanhece, consigo finalmente, dormir!


Ji-Parana,RO
3:49
Dezembro 2012








Comentários