Néa Garcia Rodrigues- A incrível fonte dos sonhos



A incrível fonte dos sonhos

                Não sei dizer ao certo se com  passar dos anos nossa memória nos prega algumas peças ou se mesmo o nosso inconsciente teima em nos deixar na mão por vezes... Mas, com certeza,  posso afirmar que, de repente, um dia destes me lembrei de um fato que imagino estava  guardado naquele baú de lembranças lá bem  no fundinho.... e em  uma conversa com um netinho veio a tona mostrando que o mundo da minha infância jamais tinha se acabado dentro de mim ....
                Venho de uma família onde contar histórias e vivenciá-las como reais eram  tão naturais que minha infância junto a minha avó paterna  foi bem acompanhada e sempre enriquecida por Narizinho, Dona Benta e as magníficas figuras criadas pela imaginação de Monteiro Lobato o grande escritor infantil da época. Era comum para nós crianças , sonharmos com estes personagens  como se de fato estivessem perto ou convivendo conosco no dia a dia.
                Mudamos eu e minha família para BH quando eu tinha 7 anos de idade mas meus avós continuaram morando em Vitória Espírito Santo, onde nas férias íamos alegremente encontrar a família e escutar mais histórias de fadas, princesas, lobos maus e muitas delas eram tão lindas que eu acabava me colocando no lugar da personagem central....
                Quando descíamos na Estação Pedro Nolasco em Vitória após 24 h de viagem, já esperávamos eu e meus 2 irmãos chegar  a noite pra deitarmos na cama gostosa de nossa avó e nos deixarmos embalar pelas aventuras no reino do Faz de Conta, mas antes vínhamos a pé para a casa dela, pois carro naquela época era um luxo  só permitido a alguns poucos e neste caminho passávamos por uma pedreira  onde escorria uma água dia e noite formando um laguinho onde tinham uns peixinhos ... Esta fonte em minha cabeça de criança e ainda reforçada pela criatividade de minha avó, era um reino encantado de uma linda princesa e seus súditos...
                Eu viajava com a doce ilusão de logo  chegar ao nosso destino para ver este local dos sonhos e apreciar  as flores silvestres que nasciam ao redor desta fonte como se fossem canteiros do meu castelo imaginário ....
                O tempo passou, minha avó mudou-se também para o Rio de Janeiro,  eu cresci e me casei ... Muitos anos se passaram quando finalmente voltei a este local já com minha filha no colo, contando pro meu marido sobre este lago mágico e como queria que ele visse o reino das minhas lembranças...
                 SURPRESA...
                Descobri que meu lago nada mais era que uma pequenina poça de água nascida acima de uma pedreira e que meu reino encantado não passava de uma ilusão nascida na cabeça de uma avó sonhadora . .... e a constatação de que neste momento eu já me tornara  adulta.... meus personagens hoje eram reais só a memória iria guardá-los no baú das doces lembranças....
                Interessante que ao contar esta história para os meus netos lágrimas vieram aos meus olhos.. lembranças lindas de um passado distante onde brincar de ser princesa ou conviver com fadas duendes e outras figuras fazia a alegria do meu mundo recheado de amor e paz....





Comentários