O Entusiasmo- Luzia Stella D. C. de Souza e Mello



“O entusiasmo é uma aurora que não termina”– Garcia Lorca.

            Esta frase retrata o sentimento que move a nossa vida. E este sentimento, o entusiasmo, é aquela alavanca que nos mantém de pé, indiferente a qualquer coisa que venha atrapalhar os nossos movimentos, é a força que nos ajuda a  superar os percalços. É o que nos sustenta a mão para escrever, é o que nos facilita desenvolver, em um mundo de palavras, uma história de amor, ou um poema de dor... Que faz com que um artista retire de dentro de si uma visão, uma concepção, e imprima em uma tela ou em uma escultura. Pode ser algo que não traga beleza ou mesmo perfeição, mas é o que lhe está na alma no momento de sua criação, onde procura colocar o melhor de si mesmo.
            É o verdadeiro sentido da vida plena, a capacidade de apreender a luminosidade que nos dirige em busca do auto aperfeiçoamento. É o processo de autoconhecimento. O homem descobrindo o seu eu profundo, sua ligação transcendental  com a divindade através da integração com a natureza, buscando harmonia física e psíquica.
            E várias são as formas que levam os seres a se entusiasmar. O altruísmo é a mais bela delas.
            Há pessoas que veem muito mais do que as coisas parecem, sentem mais que outras a verdadeira razão de viver, servir a quem precisa de conforto, de compreensão, de atenção, de cuidados. E isso é feito indiferente aos próprios problemas, ao próprio sofrimento que enfrentam com dignidade, com amor.

            São grandes essas almas simples e puras, que não medem esforços para aliviar o sofrimento do outro. É uma necessidade que lhes move a trilhar esse caminho. São verdadeiros anjos da guarda dos necessitados.


Comentários