A reverência do amor- Aldair Barbosa Simões Gomes

 Agosto de 2017, ao revisitar meu Baú das Recordações, me veio à memória, com imensurável intensidade, o dia 16 de julho de 1968, quando a alma de meu marido Ivo Simões Gomes, e a alma de meu filho Marcelo Barbosa Simões Gomes, numa arrebatadora alegoria, subiram ao céu ao encontro das estrelas... As almas são como a poesia, intraduzíveis. “Oceano do Espírito se tornou pequena borbulha de minha alma. Seja flutuando no nascimento ou desaparecendo na morte, no oceano da percepção cósmica, a pequena borbulha de minha vida não pode morrer. Eu sou consciência indestrutível, protegida no seio da imortalidade do Espirito.” (Paramahansa Yogananda). A reportagem de julho de 1969, feita por um dos periódicos de Ribeirão Preto, despertou-me para a realização de um sonho, de há muito acalentado pelo meu coração: Homenagear meu marido Ivo Simões Gomes e meu filho Marcelo Barbosa Simões Gomes, pessoas queridíssimas que, demasiadamente cedo, se transformaram em estrelas reluzentes e permanecem encantadas no cheiro da saudade... Ao reler o texto de Cláudia, nossa amada filha, guerreira desde sempre, convenci-me de que a homenagem já havia sido feita, faltava somente, registrá-la, o que faço agora ao atender o apelo do meu coração. 59 Sua fala é um Cântico à Palavra, ao Amor, é um louvor, um hino, puro alumbramento à personalidade de seu Pai, médico simples, íntegro, generoso que fez de sua vida uma missão de Amor! “Deo Gratias” “Em julho de 1969 a Prefeitura Municipal de Ribeirão preto, prestou homenagem póstuma ao Dr. Ivo Simões Gomes, médico falecido, tragicamente, há um ano, fundador do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Pronto Socorro. A homenagem constou da colocação do retrato do facultativo e a placa comemorativa em uma sala do Pronto Socorro Infantil, e a denominação de uma dependência- “SALA DR. IVO SIMOES GOMES”. Em nome dos familiares do homenageado, falou a sua filha, senhorita Cláudia Regina Simões Gomes, numa oração que emocionou a todos os presentes:” “Meu Pai está entre nós, porque onde havia um gesto de ternura, uma atitude de Amor, ali estava ele participando, contaminando, transmitindo. O agradecimento é imperativo categórico da cortesia, ainda que nos momentos de grande sensibilidade e emoção. Aqui nos identificamos, congregados por uma intenção comum: Cultivar a memória de meu Pai e do Homem, cuja personalidade teve um traço uniforme na ação- o Traço do AMOR. Foi por Amor que meu Pai se entregou, sem limites, à ciência, guiado unicamente pelo prazer de servir, traduzindo a ação na presença sempre fortalecedora, na mão sempre aberta, no sorriso enternecido, no olhar sereno e pacífico de quem comunga com a dor. 60 Foi o Amor no sentido amplo que ele prodigalizou, aceitando os humanos desacertos, sem julgamento, nem severidade, envolvido, o seu espírito, pela maior compreensão humana. Um Amor traduzido em holocausto de si mesmo, em dedicação sem reservas, mas sem vaidades, como simples reflexos que transbordavam naquele homem, todo feito de simplicidade. Por esse inegável traço de sua personalidade, traço que por si só justifica uma existência é que os seus familiares, agradecidos comovidamente, abraçam o Snr. Dr. Antônio Duarte Nogueira, idealizador desta homenagem, em verdadeira comunhão de sentimentos, pois o que nos une aqui senão o prodígio do Amor que foi o apanágio de sua conduta? Outrossim ,essa homenagem tão expressiva confere-lhe a perenidade que ele nunca pediu, o reconhecimento que ele nunca esperou, mas eterniza na lembrança dos que o conheceram, a larga bondade, a ternura, a humildade e a simplicidade do Amor, que ele esquecido de si, soube tão bem semear... De coração, obrigada a todos.” Nesse momento, 2017, para concluir, anseio por esvaziar os Porões do Tempo e reavivar saudade de carinho, de ternura, de Amor, de eternamente filha! Meu Pai, meu Amigo, meu Mestre, Ícone em quem me espelho para prosseguir na caminhada... Aprendi com ele a grande lição: espalhar boas sementes, construir pontes... para minha grande honra, guardo na alma e no coração as marcas profundas do caráter de meu Pai Ivo Simões Gomes, transformado em mais uma estrela, morando em DEUS, junto ao meu amado irmão Marcelo, que se foi tão jovem, transbordando Amor, Alegria e Sonhos... no meu coração sinto-os, eternamente, imersos na LUZ de DEUS! 

Cláudia - Agosto de 2017



Comentários