Trio- Ithamar Vugman




            O trio se aproxima. Última adição à fauna doméstica da datcha. Três galináceos garnizé. Maricota e Maricotinha galinhas poedeiras convictas, e Malaquias, ainda um frangote. Não. Não mais alimento ilusões. O trio não se aproxima de mim por um sentimento de afeto. O trio é interesseiro. Vê em mim um provedor de comida. É assim que todos os galináceos veem bípedes desplumados. Veem em mim aquele que lhe traz alimento. Insaciáveis comedores, galináceos estão sempre em busca de algo para comer.
            Todos os dias Maricota e Maricotinha proclamam em altos brados a postura de um ovo. Por que galinhas fazem tamanho estardalhaço ao porém um ovo? Querem avisar o galo que cumpriram seu dever? Querem causar inveja em outras galinhas? Ou simplesmente gostam de se mostrar. São exibicionistas. Quem sabe o que se passa na mente de uma galinha?
Malaquias, ainda imberbe, é um valente treme-treme. Ainda não tem crista nem cauda de galo. Ensaia dar seus primeiros cantos de galo. São tentativas meio desafinadas. Sua voz soa como a de adolescentes. Varia entre o grave adulto e o agudo infantil. Sobe na mureta da varanda para fazer suas tentativas de cantar.
            Há três meses recebemos a visita de Pista (abreviatura de Pistoleira), uma minúscula pincher muito atrevida e rápida em seus movimentos. Quando Pista chegou, Malaquias, adolescente, acompanhava Maricota e Maricotinha, adultas. O trio andava tranquilamente pelo gramado tentando achar algo para bicar. Pista avista Malaquias. Sem ter algo mais interessante para fazer, Pista resolve atormentar o infeliz.  Corre, latindo, atrás do pobre coitado. Apavorado, Malaquias tenta escapar. Corre esbaforido, de um lado para outro. Não consegue escapar. Pista não lhe dá trégua. Desesperado, Malaquias procura refúgio no colo de Rosa, que o acolhe. Lá fica todo encolhido, imóvel, com o pequeno coração batendo acelerado. Assim permanece até Pista interessar-se por outra coisa. Achar outro ser a quem atormentar. Malaquias sentiu medo. Viveu um momento de muita angústia. Pensava correr risco de morte. Ignorava que Pista não agia seguindo seu instinto de cão caçador. Pista não é caçadora. Ela o perseguia pelo prazer de atormentá-lo.
            Animais também sentem prazer em causar sofrimento em outros seres.




Comentários