TORVELINHOS DE COMPORTAMENTOS- José Antônio de Azevedo

              Dr. Juan Hitzig, médico argentino é escritor com mais de 20 obras publicadas sobre o tema da pessoa idosa. O seu currículo menciona ser ele Gerontólogo, Geriatra, presidente da Sociedade Argentina de Gerontologia e membro da Academia de Medicina Antienvelhecimento. Ele informa que as pessoas estão programadas para viver de 100 a 120 anos. Também a Bíblia prega a longevidade do ser humano ser de 120 anos, estando programados para morrer, naturalmente, sem as causas de doenças.  Estas foram produzidas pelos próprios humanos e causadoras de mortes antes do tempo.
             Dr. Juan, estudando as características de alguns longevos saudáveis, concluiu que, além das características biológicas, há os fatores das condutas e  atitudes, onde cada pensamento gera emoções. Estas mobilizam um circuito hormonal impactando os trilhões de células que formam o organismo humano e explicam as condutas “S”: serenidade, silêncio, sabedoria, sabor, sexo, sono e sorriso. Estes elementos condutivos promovem a secreção de “Serotonina”, uma substância hormonal encontrada nos tecidos e fluidos do organismo, com propriedades similares às que possuem as drogas alucinógenas. Por outro lado as condutas “R” secretam “Cortisol”, um hormônio corrosivo gerador de atitudes de: ressentimento, raiva, rancor, repressão, resistências. Estas ajudam as células que aceleram o envelhecimento.
            As condutas “S” geram atitudes “A”: ânimo, amor, apreço, amizade, aproximação.
            As condutas “R” pelo contrário geram atitudes “D”: depressão, desânimo, desespero, desolação.
            Observando este alfabeto emocional, conseguiremos viver mais tempo e, saudavelmente, melhor, pois o “sangue ruim” (muito cortisol e pouca serotonina) deteriora a saúde, causa as doenças e acelera o envelhecimento. O bom humor, pelo contrário, é a chave para a longevidade saudável, secretada pela serotonina.
            Ícaro, um Ser dotado de premonições viveu ignorando o que ensina o Dr. Juan desde os 40 anos, mas agindo como mandou a consciência. Utilizou um terço do seu tempo cuidando da saúde e um quarto da sua renda pagando tratamentos médicos hospitalares. Tratou da saúde preventivamente sem tomar remédios alopáticos e empregando métodos da medicina oriental como a acupuntura, banho alternado, auto-hemoterapia, fisioterapia, hidroterapia, massoterapia e outras “pias” mais.
            Assim disciplinado no trato da saúde, tentou passar para os circunstantes os seus princípios de viver saudavelmente, porém em vão. Foi considerado um maníaco compulsivo de ideias fixas, com princípios muito certinhos no cumprimento das obrigações, na assiduidade, na pontualidade e até na honestidade. Houve até quem dissesse que a causa da separação de Afrodite se deveu por ela não ter conseguido conviver com um “santo”. Entretanto aqueles fofoqueiros que assim agiram pagaram caro por suas más línguas. Diana às vezes obedecia ao pai, mas não conseguiu acompanhá-lo na longevidade. O filho de Adônis, que acompanha Ícaro até então, teve e ainda tem lá suas ideias próprias parecidas com as do avô, porém baseadas na crença de alienígenas. Adonis desapareceu da vida familiar sem deixar endereço. Resumindo, aquela família, modelo idealizada pelo miscigenado Zé Baiano com Maicro,  somente nele mesmo e no filho de Adônis.  Após a promoção do seminário, aumentaram os encargos de Ícaro de maneira assoberbada a não poder dar conta da missão. Então avô e neto se identificaram e passaram a trabalhar juntos com mais alguns produzidos no evento. Assim, foi dividido o comando vivencial  em três segmentos, ficando Ícaro com a defesa das pessoas idosas e da previdência social. 

Do livro: “Comendo Fogo e Cuspindo Cinzas” – Pág. 68



















Comentários