TEMPO DE ESCOLA 1956 - Pulsar de um coração- Isolino Coimbra de Oliveira


Passei o cinquenta e cinco

tendo certa liberdade
pouco eu fui à escola
mas tive capacidade
de no exame final
ter um sucesso real
naquela finalidade.

No ano cinquenta e seis
com doze anos contei
foi o ano mais marcante
que na época passei
pois já era adolescente
um tempo em que a gente
tem uma mente sem lei.

Além das várias ideias
que na minha mente vinha
também me apaixonei
por uma linda mocinha
que das alunas era ela
a que eu achava mais bela
pelo proceder que tinha.

Digo que aquela paixão
era o meu sofrimento
eu não dizia a ninguém
que eu tinha tal tormento
mas ela me alegrava
pois muita atenção me dava
na hora do entretempo.

Tal horário era chamado
de recreio escolar
onde aqueles que eram pobres
iam uma sopa tomar
no meu caso, eu não comia
pois em casa não havia
lanche nenhum pra levar.

Porém a jovem menina
por quem eu tinha paixão
todos os dias de aula
comigo tinha atenção
e na hora do recreio
partia seu lanche ao meio
e me dava uma porção.

Ela era de família
classe média do arraial
seus pais, eu considerava
o mais ditoso casal
e muitas vezes eu ia
pois o pai dela pedia
pra eu carpir o quintal.

Eu me sentia feliz
naquele árduo batente
dava duro na enxada
mas trabalhava contente
o belo olhar da menina
era uma estrela divina
que me iluminava a mente.

Naquele ano da escola
eu também tinha amizade
com o primo da menina
que era de outra cidade
com os tios morando estava
e oportunidade me dava
de ir lá em toda tarde.

Foi-se o cinquenta e seis
e veio o cinquenta e sete
na casa da professora
eu continuei no escrete
sempre cuidando das plantas
e fazendo outras tantas
das coisas que se repete.

Aquele ano seguinte
foi o último escolar
eu sei que não mereci
porém pude completar
pois a querida professora
foi a minha ajudadora
pra meu diploma alcançar.

Para um encerramento
das falas daquele ano
digo que em cinquenta e sete
tive mudança de planos
e foi também em tal tempo
que houve o movimento
que de cidade mudamos.




Cordel de Isolino Coimbra de Oliveira - Pág. 63 - 14a. Antologia Ponto & Vírgula - Coordenação: Irene Coimbra - Editora: FUNPEC




Comentários