Uma viagem inesquecível!- Irene Coimbra




Quando Aline me disse: “Mãe, hoje vamos conhecer Stonehenge!”, mal pude acreditar. Regressar 5000 anos ao passado para conhecer essa maravilha do mundo era algo que me deixava em estado de êxtase!
E lá fomos nós (Vince, Aline, Luana (uma amiga dela, Paulo e eu), naquele sábado, 29 de setembro de 2018, saindo de Londres às oito da manhã, rumo à Stonehenge! 
Viagem tranquila, estrada sem muito movimento e belas paisagens! Uma hora e meia de viagem!
História, mistério e misticismo nos aguardavam! De longe o avistei!
Paramos bem na entrada do parque, pagamos o ingresso em cujo valor também estava incluído o ingresso ao museu e um áudio guia. Explicações sobre os povos que ali habitavam durante a construção do sítio. Vídeos completos, artefatos expostos e muita informação sobre o que ali víamos.
Depois de alguns minutos vendo e ouvindo as explicações, pegamos um ônibus do próprio parque, que leva os turistas do Visitors Centre até Stonehenge. 
Poderíamos ter ido a pé, o que demoraria uma meia hora de caminhada, mas era uma subida e eu estava com os pés doendo, então optamos pelo ônibus.
Chegando ao local contornamos o monumento (infelizmente só nos é permitido caminhar ao redor do monumento) e visualizamos aquela imagem clássica que tínhamos na cabeça. Colunas de pedras, cada uma com 5 metros de altura e quase 50 toneladas. 
Eu não conseguia acreditar (e ainda não consigo), que algumas daquelas pedras foram trazidas do País de Gales e puxadas por trenós.
Tentava imaginar pessoas carregando pedras de quase 50 toneladas na Idade do Bronze e que resistiam até os dias atuais e perguntava a mim mesma: Qual seria a utilidade daquele sítio arqueológico na Idade do Bronze? 
Sabia, através de leituras, que artefatos dos druidas, celtas, romanos e saxões foram ali encontrados. Mas qual seu significado? Para que servia? 
Seria verdade que servia como “canal meteorológico”? Teria sido um cemitério ou um local de cura, como muitos afirmavam. 
Por via das dúvidas, Luana tirou os sapatos e colocou o pé direito na grama verdinha, do outro lado do cordão que isolava a área, para receber a energia renovadora do lugar. 
Depois de passarmos uma hora caminhando pelo local, pegamos o ônibus do parque e voltamos ao Visitors Centre. 
Do lado de fora, cabanas em tamanho real, reprodução de como se vivia no neolítico, telhados e palha e paredes de barro. 
Em exposição, ao lado, uma réplica dos trenós usados para puxar as enormes pedras que formam Stonehenge. 
Depois de comprarmos alguns Souvenirs do lugar, dissemos adeus a Stonehenge e seguimos para Salisbury, uma cidadezinha de, mais ou menos, trinta mil habitantes que fica a menos de 20 minutos de Stonehenge.
Lá almoçamos, demos uma volta pela cidade e voltamos para Londres!
Voltei mais enriquecida, culturalmente falando, e essa foi mais uma Viagem Inesquecível!






Crônica de Irene Coimbra - Pág. 26 - 14a. Antologia Ponto & Vírgula - Coordenação: Irene Coimbra - Editora FUNPEC.











Comentários