África, meu amor...- Simone A. K. Neves


    Saudades da minha infância !
   Saudades do tempo, em que corria os cabelos soltos, esvoaçando, e, o coração aos pulos, atrás de apanhar mangas que o temporal derrubou
    Saudades, de ver os pescadores chegando, com as canoas carregadas de peixe, que luziam como pratas a luz do sol.
   Saudades do peixe frito em óleo de Dendém, ( óleo de palma) ,arroz e baguiche, que as comadres guardavam para mim. Depois de os pais irem descansar, após o almoço, fugia para ir comer para ir comer essa iguaria, regada  a óleo de Dendém,
    Saudades da Nha Queta, que logo de manhãzinha, ia pilar o milho, que ficou de molho de véspera, para preparar o Cúscús do Café da manhã.
    Saudades do Braima, nosso cozinheiro,   que aproveitava o calor do forno a lenha, para assar mandioca e batata doce, depois de assar o pão. Era o nosso lanche da tarde  e nos servia  saturados de manteiga que escorriam pelos dedos enquanto a gente se deliciava. Uma festa!!
    Saudades da nossa pequena capelinha (ainda existe) em Cacheu. Todos os Domigos e dias  Santos , a         Mãe nos enfeitava,  eu e as minhas irmãs ,punhamos os vestidos mais lindos para ir assistir as missas.
    O tempo passa...
    As lembranças ficam e as saudades ????  São imensas!!!






Comentários