UM LÍDER VISIONÁRIO- Prof. Dr. Francisco A. Moura Duarte


SOMANDO INFORMAÇÃO E MULTIPLICANDO CONHECIMENTO.
Prof. Dr. Francisco A. Moura Duarte, grande pesquisador, líder visionário, não se deixa abater e, com a sabedoria que lhe é peculiar, continua na luta, somando informação e multiplicando conhecimento!

    Retrocedamos a 10 de março de 1983...
Um grupo de professores da Universidade de São Paulo (Campus Ribeirão Preto), liderados por ele, criaram a Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC/RP). O objetivo inicial era apoiar os pesquisadores da USP. Atingido este objetivo passaram a agregar outros objetivos e necessidades e, assim, Prof. Duarte (como é mais conhecido), homem de ação e faro para obras de boa qualidade, editou e publicou em 18 de novembro de 1986, o primeiro livro técnico-científico Laboratory Animal Studies in Quest of Health and Knowledge. Depois desse, muitos outros livros científicos foram editados pela FUNPEC/Editora.
    Requisitado por escritores locais e regionais, Prof. Duarte decidiu apoiá-los e a FUNPEC/RP, passou a publicar também ficção e literatura, tendo neste seguimento autores renomados como Annibal Augusto Gama, Júlio Chiavenato e Mário Chamie.
    Na Literatura a FUNPEC-RP coleciona vários prêmios: Portugal Telecom, com a obra “Horizontes de Esgrimas”; dois prêmios Jabuti com as obras “Pauliceia Dilacerada” e “O Futebol como Linguagem”; ABL Crítica Literária, com a obra “Palavra Inscrita”; Programa Nacional do Livro Didático com a obra “Contos e Crônicas do Campo e da Cidade”; e prêmio Literário Rubem Cione de História, Ciência, Literatura e Cultura com a obra “Cobras e Lagartos”
    O incansável Prof. Duarte não para ou se limita a edição de livros e, assim, ao longo desses 38 anos continua liderando a FUNPEC/RP e, constantemente, ampliando suas áreas de atuação.
Sempre em sintonia com as mudanças sociais, econômicas e tecnológicas, diversifica sua atuação também na promoção de cursos de formação e especialização, identificando carências da comunidade e buscando soluções simples e palpáveis.
    Para muitos a visão múltipla do Prof. Duarte parece absurda, mas o compromisso de suas ações, a seriedade e responsabilidade da Fundação não abrem lacunas para enfrentamentos. Ele acredita que lazer e bem estar caminham juntos na aquisição de conhecimento e enriquecimento cultural e, por isso, investe em todas as áreas que possam propiciar condições favoráveis de convívio e interação social.

Da Redação: Ponto & Vírgula

Na 55a. Revista Ponto & Vírgula - Pág. 13




Comentários