UM POUQUINHO DE MINHA HISTÓRIA- Maris Ester A. Souza

   

     Nasci no dia 18 de abril em Ribeirão Preto. Tive minha infância enraizada no bairro de Vila Virgínia.  
    Lá cresci e estudei no Centro Educacional Sesi 1245. Amava aquela escola, os professores e, acima de todos, Ana Maria Ferlin, diretora da escola, da qual fui secretária doméstica, durante um tempo. Ana Maria exerceu uma influência positiva em minha vida.
    Os anos passaram e muita coisa aconteceu. Fui vendedora de seguros da Mongeral, vendi livros de porta em porta, fui funcionária de uma fábrica de bolsas, vendedora e empregada doméstica! 
    Após um tempo de muito trabalhar, a depressão chegou em minha vida. Nessa época já não era mais empregada doméstica, mas diarista.  Dr. José Henrique Rios, Psicoterapeuta, e mais algumas pessoas amigas, para as quais eu trabalhava, me recomendaram voltar aos estudos.  Incentivada por eles matriculei-me no Curso Supletivo da Escola Estadual Dom Romeu Alberti. 
    Um dia, a professora Eliane passou para nós uma redação com o tema: “Estávamos no jardim quando tudo aconteceu...”. Ao terminar de ler a minha, todos me aplaudiram. Voltei para casa muito emocionada ao ver que as palavras ganhavam vida ao escrever e, ao ler, parecia que uma luz vinha sobre mim e se refletia, ao ser ouvida por todos!
    Ainda como diarista, trabalhando em uma casa, vi, em um jornal, o anúncio de um concurso na Casa da Cultura e resolvi participar. Não ganhei, mas recebi o convite para o coquetel. Era um mundo novo. Nunca me esquecerei daquela noite! Ali conheci muitas pessoas da Cultura.  
    Em 1996, passei a frequentar a Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto e a paixão se instalou em meu coração! Nunca mais deixei aquela casa! Hoje sou a Presidente da Casa.
    Eu sonhava publicar um livro e, com muita determinação, muito trabalho, consegui o patrocínio para a realização de meu sonho. Em junho de 2001, lancei o livro:   Nua para o Criador...Vestida para a Humanidade, pela Editora Paulista.
    Foi um lançamento lindo, no Sesc Ribeirão Preto, à beira da piscina.  
    Na primeira Feira do Livro de Ribeirão Preto, os autores da cidade tiveram a oportunidade de colocar suas obras, para exposição e venda, na Livraria Paraler. Ao autografar meu livro, adquirido por um jovem, contei a ele um pouquinho de minha história e ele então incentivou-me a fazer uma faculdade. Muita coisa boa aconteceu a partir do incentivo daquele jovem.  Ele jamais saberá da importância que teve em minha vida!
    Em 2006 formei-me em Letras pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Tornei-me conhecida pela minha dedicação e paixão pela literatura.  Fui professora do Projeto da Rede Estadual Sala de Leitura por dez anos, trabalho que fiz com muito amor e dedicação. 
    Em 2017 fui a primeira professora a ser homenageada, na categoria Educação, pela Feira Nacional do Livro, hoje Feira Internacional do Livro.  
    Hoje, além de Presidente da Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto, sou membro da UEI (União dos Escritores Independentes), ALARP (Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto) e da Academia Brasileira de Letras (seção Araraquara).  
    Acredito no poder da palavra e da leitura, pois estas são o motivo de minha transformação!
*

Texto de Maris Ester de Souza - Presidente da Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto, em destaque, nas páginas 4 e 5, da 58a. Revista Ponto & Vírgula (janeiro/fevereiro/março/2022).
Editora: Irene Coimbra



Comentários