AS PALAVRAS VOAM! Por Irene Coimbra


     E como voam!!!

Dia 2 de maio de 2025, saímos de Ribeirão Preto às 7h da manhã e lá fomos nós, (escritores, poetas e músicos) para Poços de Caldas, participar do FLIPOÇOS (Festival Literário Internacional de Poços de Caldas)!

Às 20h já estávamos no Hotel Lux, palco de nossa celebração cultural, dando início à nossa participação no FLIPOÇOS, com o lançamento da antologia “As Palavras Voam!”, coordenada por Irene Coimbra!

O evento, contou com a presença de Regina Alves, dinâmica Presidente da Academia Poços-Caldense de Letras e coordenadora do Terceiro Concurso de Declamação de Poesia. Foi uma experiência inesquecível de arte e emoção!

Se a poesia foi a alma da noite, a música foi o coração que a fez pulsar!

Alciony Menegaz, acompanhada pelo violonista Raphael Heijy, atraiu a todos com sua voz melodiosa!

Dr. Nelson Jacintho e Dumara P. Jacintho, o casal homenageado da noite, com seu carisma de sempre, cativou a todos!

Os poemas ganharam vida nas vozes de Conceição Lima, Helena Agostinho, Irene Coimbra, Nely Cyrino de Mello, Olynda Bassan, Roswyta Ribeiro, Su Canfora e Regina Alves!

Para coroar a noite, o Show dos Ciganos: Carlos, (o avô), Nicholas e Miguel, (os dois netos, jovens maravilhosos), foi um deslumbrante mergulho em uma cultura vibrante e misteriosa, criando um clima de pura magia. Um espetáculo que encerrou o evento com brilho e emoção.

O Sarau Ponto & Vírgula, no Hotel Lux foi, não apenas uma reunião de artistas, mas um encontro de almas, uma celebração de todas as formas de arte e uma prova viva de que a literatura e a música têm o poder de transformar e conectar as pessoas. Noite inesquecível, eternizada na memória de todos que estiveram lá.

Mas, não terminou ali!  A experiência literária continuou na tarde seguinte, no Hall das Thermas Antônio Carlos, com o Terceiro Concurso de Declamação de Poesia, sob a batuta de Regina Alves, a dinâmica presidente da APCL!

Dos 36 participantes do concurso, três deles eram do Grupo Ponto & Vírgula:  Irene Coimbra (Ribeirão Preto e premiada em segundo lugar), Olynda Bassan (Bauru) e Su Canfora (Mogi das Cruzes).

A programação ainda contou com participações especiais:

Nely Cyrino de Mello, interpretando o monólogo “Mais ou menos”, de Cassinha Lopes, escritora de Poços de Caldas.

Helena Agostinho, que encantou a todos com uma apresentação de Contação de Histórias e, na parte musical, o talento foi mais uma vez protagonista: Ed Lemos, no acordeom, o duo de violão com Sílvia Moura Fortes e Raphael Heijy e, com sua interpretação vocal sublime, a cantora Alciony Menegaz!

O evento reafirmou o poder transformador da arte em suas mais diversas expressões e consolidou o “Ponto & Vírgula” como um grupo que une literatura e música em um abraço poético inesquecível.

Uma jornada que ficará eternamente guardada nos corações daqueles que tiveram o privilégio de vivê-la.

***********************************************************************

Texto de Irene Coimbra, em destaque,na página 27 da 71a. Revista Ponto & Vírgula (abril/maio/junho/2025)


Comentários