Se alguém quiser fazer por mim
Que faça agora...”
Na brilhante interpretação de Nelson Gonçalves, “Quando eu me chamar Saudade” eternizou-se como canção e até como verdade de vida! O compositor diz que quando se chamar saudade, quer preces e nada mais!
Partindo deste pressuposto e inspirada pela homenagem que a Ordem dos Jornalistas da Região Metropolitana de Ribeirão prestou aos comunicadores que se destacaram no ano de 2024 e nas suas realizações jornalísticas, dentre os quais ela própria foi homenageada, Irene Coimbra, Editora da Revista Ponto e Vírgula, decidiu que era o momento de também prestar homenagens aos idealizadores do Prêmio Bem Te Vi, José Pinho de Oliveira.
Respectivamente Presidente e Vice, Jornalistas José Carlos Barbosa e André Luiz da Silva. Assim, reunindo-se aos Ativistas Culturais e fomentadores de Cultura Juliano de Oliveira, Proprie-tário da Casa Orpheus de Música e Arte e Alexandre Duarte, da FUNPEC/RP decidiram pela realização da Noite de homenagens, na Casa Orpheus, Avenida Paris, 283, Jardim Independência, no dia 25 de Julho, às 19hs. O evento se tornou um grande acontecimento cultural, com representantes de praticamente todas as entidades literárias da cidade, como a Academia Rieirãopretana de Letras, Academia Ribeirãopretana de Educação, de Letras e Artes, União dos Escritores Independentes, União dos Trovadores, Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto, Ordem dos Jornalistas, Academia Rotaryana de Letras, além de representantes da Imprensa como o Programa Heloisa Pedrosa, representantes do Rotary Clube de Ribeirão Preto e Sociedade Teosófica de Ribeirão.
Foram convidadas as Presidentes Eliane Ratier, da Alarp e Helena Agosti-nho da UEI e União dos Trovadores para a entrega dos Certificados a André Luiz da Silva e José Carlos Bar-bosa, respectivamente. A Escritora Cristiane Framartino Bezerra foi convidada pela Escritora e Comunicadora Irene Coimbra para falar um pouco sobre as realizações e atividades dos homenageados.
Destacou o caráter entusiasta e criativo de José Carlos Barbosa, que há anos atua como editor, diagramador, autor, promotor de antologias e livros, além de ter criado a Mostra dos Escritores e o Prêmio que presta homenagem aos que se dedicam a levar informação e a enaltercer o Jornalismo de nossa cidade. Curriculum extenso, tanto quanto é extenso e produtivo o caminho percorrido por André Luiz da Silva, sempre presente nos mais diversos segmentos culturais da cidade, sempre disponível, com gentileza e competência, a realizar cerimoniais das entidades literárias e do próprio Rotary.
Integrante e participante ativo de muitas entidades literárias, Acadêmico da Academia de Letras e Artes, Presidente da Academia Rotaryana de Letras, Vice-Presidente da UEI e Ordem dos Jornalistas, em seu discurso André destacou a importância de sua parceria com o Barbosa – “Percebi finalmente que o Barbosa sonha e cria e eu auxilio tornando alguns de seus sonhos viáveis.
Me sinto bem ajudando a dar forma a muitos dos projetos idealizados por ele!” André ainda destacou a importância e a compreensão da sua família para poder desenvolver tantas atividades, em especial sua esposa Suzana. Assim, com depoimentos emocionantes dos que propuseram as homenagens, como Irene, Juliano, Alexandre, além de alguns escritores e amigos a Noite de Homenagens a André Luiz da Silva e a José Carlos Barbosa contou ainda com a brilhante apresentação musical do Músico e Escritor Juliano de Oliveira, da Escola Orpheus, proporcionando ainda mais encanto a um momento que foi tão especial a todos os presentes.
*
Texto de Cristiane Framartino Bezerra, em destaque, a página 7, da 72a. Revista Ponto & Vírgula (julho/agosto/setembro/2025)

Comentários
Enviar um comentário