Rita Marciano Mourão ou, simplesmente, Rita Mourão, como é mais conhecida, nasceu em 5 de junho de 1934, e teve uma
infância feliz. Cresceu entre árvores frutíferas e pássaros. Nesse convívio com a natureza teve seus primeiros contatos com a Poesia. Aos dez anos foi para Piumhi/MG, estudar no Grupo Escolar Dr. Avelino de Queiroz, onde terminou o quarto ano do Ensino
Fundamental com destaque e diploma de Honra ao Mérito. Seu desejo era continuar os estudos, queria ser professora, mas o pai preferiu que voltasse à fazenda. Casou-se aos 19 anos com Aurélio Mourão e teve 7 filhos. Aos 35 anos mudou-se com a família para Ribeirão Preto/SP. Aos 56 anos voltou a frequentar o Centro Supletivo Cecília Dutra Caran e logo após o Magistério na escola Estadual Otoniel Mota. Frequentou por vários anos o Grupo Flamboyant, dirigido pela escritora e professora Ely Vieitez e, nesse grupo, desenvolveu suas aptidões literárias.
Enfim, aos 60 anos realizou o tão esperado sonho. Ingressava no Colégio Metodista de Ribeirão Preto como professora de Produção e Interpretação de Textos, com alunos dos quartos e quintos anos
onde deixou editadas 14 Antologias com trabalhos dessas crianças.
Rita é poeta, cronista e contista premiada em Ribeirão Preto e região. Possui 4 livros de poemas editados, sendo vencedora, em 2010, do Prêmio “Literatura nas Grandes Empresas.”
Em maio de 2014 lançou seu quinto livro, “E A PALAVRA HABITOU EM MIM.
Em 2016 foi a escritora homenageada da Feira do Livro de Ribeirão Preto.
Em 2021 conquistou o prêmio de Magnífica Trovadora dos Jogos Florais de Nova Friburgo, por ter sido a vencedora em três anos consecutivos do referido concurso. Ganhou recentemente um espaço no Palace de Ribeirão Preto, onde estão expostos seus troféus, medalhas e diplomas referentes às suas premiações literárias. Rita é membro da Academia Ribeirãopretana de Letras, da União Brasileira de Escritores, da Academia Ribeirão-pretana de Educação e da União Brasileira de Trovadores.
Essa é a menina, a jovem e a mulher, que nunca deixou de lutar por seus ideais.
"Viver é uma ordem, mas vencer, é privilégio de quem jamais desiste de um sonho."
Livros publicados:
Chama e Mormaço (1997), Um Jeito de (Re)Viver (2000), Meu Sertão Meu Brasil (2000), Entre Perdas, Girassóis e Poesia (2010), E A Palavra Habitou em Mim (2014), O Mundo aos Meus Olhos (2016), Versos (Di) Versos (2019). (Publicação On-Line 100% Gratuita) e MARIA, MARIAS (2020).
RITA MOURÃO, escritora homenageada e em destaque na 71a. Revista Ponto & Vírgula (abril/maio/junho/2025)

Comentários
Enviar um comentário