Guilherme Mapelli Venturi

Sociedade


Mal sei por onde começar...
Em minha mente, milhões de pensamentos a transitar;
tanta confusão, neurônios a delirar.
Em meu coração, acúmulo de sentimentos;
estimulando-o a pulsar.
Em minha Alma, retrato do mundo:
ordem e desordem,
controle e descontrole,
riqueza e pobreza,
justiça e injustiça,
certeza e incerteza,
reflorestamento e desmatamento...

Tantas palavras para descrever o planeta
ora denotadas, ora conotadas.
Estou farto de tudo e todos...
de tanta ignorância,
de tanta futilidade,
de tanta relatividade,
de tanta falsidade,
de tanta anfibologia,
de tanta contradição,
de tanta poluição sonora, visual e ambiental,
de tanta corrupção,
de tanto descaso;
estou farto dessa vida...
dessa sociedade.
Relatividade e ambiguidade, inevitáveis!
Adultos veteranos que mais parecem crianças,
crianças novatas que mais parecem adultos;
creio que o correto seria dizer
adultos novatos, crianças veteranas!
Vermes engravatados voando,
pobres coitados desabrigados.
Ricos a esnobar ou menosprezar
tão pequeno pedaço de papel,
que tantos desejam e sonham;
de um lado caviar na mesa,
de outro restos de comida
achada no lixo, ingerida com a mão.
Adoração em época de campanha,
rejeição durante o mandato...
Crápulas, egoístas, egocêntricos, falsos!
Para que direitos humanos
se não saem do papel?
Para que leis
se são tão banais e em vão?

Para que políticos
se não trabalham?
Para que...

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um amor eterno


Estou apaixonado como nunca estive antes,
meu coração pulsa como jamais havia pulsado,
você o ressuscitou.
Meu coração busca sua Alma,
como o amor busca a confiança.
Seus olhos brilham como diamantes preciosos.
Um simples encontro tornou-se obsessão,
obsessão de amá-la.
A cada dia que passa nos amamos mais,
fazemos novas descobertas.
Lembro-me do nosso primeiro beijo
foi tão intenso e apaixonado,
simplesmente perfeito e inesquecível
assim como todos os outros.
Quando estamos juntos é como se estivéssemos
em um imenso jardim...
sua pele tem cheiro de rosa e suavidade de uma flor,
sua boca tem gosto de mel,
seu corpo tem os traços do amor,
sua Alma tem a essência de um anjo.
O passado já vivemos, muitos erros cometemos.
Estamos agora vivendo um presente incomparável.
O futuro não sabemos, mas temos certeza
de que ele também será repleto de amor
um amor eterno.



Comentários