Thiago, uma grande benção!- Alciony Menegaz


Pela vidraça vejo os raios de sol inundando o pomar. É uma linda manhã de outono, época do ano em que a luz é incomparável. Do brilho das folhas, ao canto dos pássaros, que ficam saltando de uma árvore para outra, tudo me encanta.   Enquanto preparo a mesa para o café da manhã, olho para o relógio e me dou conta de que o Thiago ainda não voltou. Ele é tecladista de uma banda e viajou no dia anterior para uma apresentação em uma cidade vizinha. Tem dezenove anos e é apaixonado pelo piano, pela música, como nós, seus pais.  É moreno, esbelto, muito sério, responsável e muito meigo. Fico pensando na felicidade de ter concebido um filho assim e meus pensamentos recuam há quase dezenove anos.                                                                                                                                                                                                                                                                                   
Eu e meu marido Francis éramos um jovem casal de artistas que vivia da profissão, com um filho de oito meses, o Thiago. Integrávamos o grupo Jongo Trio e Cia, que tinha uma agenda repleta, fazendo com que nos ausentássemos de São Paulo constantemente. As muitas viagens causavam uma preocupação constante com nosso filho, pois tínhamos que deixá-lo sob os cuidados de outras pessoas. Tínhamos contratado uma jovem babá que demonstrava competência e muito carinho pela criança, no entanto, quando viajávamos para maiores distâncias, deixávamos nosso filho com minha sogra. Começamos a sentir que essa constante necessidade dos préstimos de Da. Lydia não era correto, então resolvemos contratar mais uma auxiliar que também moraria na nossa casa, ajudaria nos afazeres e ainda seria uma companhia para a babá. A moça chegou e tinha boa aparência. Demonstrou desempenhar muito bem suas funções, deixando-nos tranquilos para realizarmos uma tournée programada para o mês seguinte. Teríamos que nos ausentar por cinco dias numa viagem para o Sul em cidades de Santa Catarina, com saída na quarta-feira e chegada na segunda-feira à noite.
Chegando o dia, todas as recomendações foram feitas; caso as duas moças tivessem necessidade de qualquer coisa, uma emergência, Da. Lydia estaria à disposição com seu telefone e endereço. Com tudo arrumado, demos muitos beijos, abraços, carinhos no nosso bebê, no entanto, como todas as outras vezes, aquele aperto no coração parecia insuportável. Ao nos distanciarmos, algumas lágrimas incontroláveis teimavam em molhar o rosto. 
Saímos de São Paulo à tardinha e, como o grupo possuía ônibus próprio confortável, dormíamos bem acomodados mesmo em longas viagens, como também depois dos bailes e apresentações. Viajamos durante toda a noite e a primeira cidade foi Florianópolis, onde fizemos um maravilhoso baile de debutantes. Na sexta, fomos para outra cidade catarinense; terminado o baile fomos para o hotel e no sábado à tarde iríamos para a próxima cidade.
Durante o baile do sábado, o empresário nos comunicou que a apresentação de domingo estava cancelada porque um dos diretores do clube havia falecido. Ficamos aborrecidos, mas não havia o que fazer, a não ser aceitar o prejuízo e voltar para casa um dia antes, no domingo à noite e não na segunda à noite, como estava programado.
Já amanhecia quando iniciamos a viagem de volta e o cansaço deu lugar a um sono profundo, enquanto a linda paisagem era totalmente descartada. Só o ruído monótono de motor ressoava dentro do ônibus e a viagem seguiu,  tranquila, por muitas horas ainda. Um grito meu ecoou de repente e todos acordaram assustados. Eu tive um sonho que me apavorou e estava muito nervosa e chorando. Todos se preocuparam, tentaram me acalmar e pediram pra eu lhes contar.                                                                                                                                                                                
No sonho, eu estava num lugar estranho, parecia um vale rodeado de montanhas, com uma casinha simples ali perto; uma senhora se aproximou com uma criança no colo. Era morena clara, vestida com roupa diferente, saia longa, um lenço grande que envolvia a cabeça e caía nos ombros, um ar sereno, mas sério. Aproximou-se de mim e me entregou a criança. Quando olhei para a criança, reconheci o Thiago, mas seu estado me assustou. Estava sem roupa, o corpo úmido, frio e parecia desfalecido. Ao ver meu filho naquele estado, soltei um grito tão forte que não ficou apenas no sonho, acordando a todos.                                      
Ao terminar de contar eu chorava, me desesperava e sabia que alguma coisa estava errada. Eu dizia: “Gente, alguma coisa está acontecendo com meu filho, ele não está bem, eu vi, foi muito real, só pode ser aviso, vocês precisam acreditar”.                                                                                                 Ninguém conseguiu me acalmar até chegarmos a São Paulo.
Já era noite quando adentramos o portão de nossa casa. Não havia luzes acesas, tudo estava escuro e em silêncio absoluto. Descemos do carro e já corremos para a porta da cozinha chamando pelas funcionárias, mas nada. Tínhamos deixado as chaves com elas e não podíamos entrar na casa. As janelas tinham grades de proteção muito fortes e as portas, de madeira maciça e com travas, o Francis não conseguia arrombar. O desespero tomava conta de nós dois.                                                                                                                                                               
Através das grades, o Francis conseguiu empurrar a veneziana do quarto do bebê, mas não conseguimos ver nada, também não se ouvia ruído algum, nem mesmo o choro dele.                             Francis não teve dúvida, subiu no telhado, tirou algumas telhas e, com o pé, arrebentou o forro da cozinha que, por ser uma construção mais antiga, era feito de estuque. Pulou para dentro da casa, acendeu as luzes, abriu a porta para mim e corremos para o quarto do Thiago.  O estado em que o encontramos era desesperador. Ele não tinha mais forças e nem som para chorar.                                                                                                                                                                                                       Estava inteiramente molhado, sujo de fezes, quase desfalecido; havia um cheiro horrível no quarto por causa das roupas de cama molhadas, e uma mamadeira cheia já azeda em cima da cômoda. Ele estava sozinho, as moças tinham sumido.  A dor era tão profunda que não chorávamos, urrávamos! Algumas horas mais e talvez ele não resistisse.  E se o diretor não tivesse falecido, se voltássemos só no dia seguinte? Só de pensar nisso um calafrio percorria meu corpo.     
                Não encontro palavras para agradecer tamanha proteção divina. Abençoado filho!





Comentários