Sem assinar- Alceu Bigato



- Papai, por que o mundo foi feito assim?
Por onde o vejo ele é redondo.
É a pergunta que meu filho faz pra mim.
Sem saber o certo, assim lhe respondo:
- O mundo foi muito bem estruturado,
evidentemente, ao meu modo de ver,
acho que ele é redondo e não quadrado,
para não ter quatro cantos pra gente se esconder.
Na estrada da vida, se você desrespeitar a faixa,
a borracha da mão do tempo rebaixa seu valor humano.
Seus valores morais são iguais a essa borracha.
Eles vão diminuindo a cada erro seu por debaixo do pano.
A borracha que citei não é ruim e nem boa,
ela apaga os seus erros se você se arrepender,
mas, saiba meu filho, a mão do tempo não perdoa.
Não tem habeas corpus, nem chance de recorrer.
As lições divinas estão expostas em um livro aberto
no caminho em que caminha a humanidade.
Nesse caminho, meu filho, não cabe malandro esperto.
Ele é aceito, mas logo expulso da sociedade.
Sua face oculta, por si própria se extermina.
Desmascarada no início e, às vezes,  um pouco tarde.
Mas a pimenta da justiça divina
não é só por dentro que arde.
Vou terminar com a lição mais bonita.
A lição de humildade que Deus nos deixou.
Deus, o Arquiteto das Belezas Infinitas,
em nenhuma delas assinou.



Comentários