Biografia- Yara Regina Franco

Yara Regina Franco nasceu em 23 de setembro de 1954, em Araraquara-SP, Brasil. Bacharel em Direito, Administração, Ciências Econômicas e Música; tem especializações em Direito Tributário e Direito Processual Tributário. 
É Agente Fiscal de Rendas aposentada, Ex-Juíza do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo, Advogada, Escritora, Contista, Poetisa, Ilustradora. 
É Condessa do Vale de Blekinge e Chanceler da Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente; Dama Grã-Cruz da Soberana Ordem Equestre Príncipe da Paz; Dama Comendadora e Embaixadora na Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos; Dama Comendadora Grão-Colar da Imperial Ordem do Sol de Oriente, Comendadora da Paz Nelson Mandela pelo Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes e Ordem Federativa de Honrarias ao Mérito, Doutora Honoris Causa em Artes pela Academia Fluminense de Ciências, Letras e Artes, Embaixadora da Divine Acadèmie Française des Arts Lettres et Culture. 
Recebeu o título "Mérito Bandeirantes" 460 anos da Cidade de São Paulo, do Instituto Comnène Palaiologos de Educação e Cultura. 
Membro fundadora da Academia Fluminense de Ciências, Letras e Artes pertence às academias de letras: AFUCLA, ANLPPB, AACLIG, ALB-SUIÇA, ANBA, ALAF, ALAB, ART POP, ALG, ACLAV, Teófilo Otoni, Núcleo de Letras y Artes de Buenos Aires, FEBACLA e AVSPE. Pertence à União Brasileira de Escritores, Movimento Poetas Del Mundo, LITERARTE, ACIMA, ALPAS 21, ELOS EÇA DE QUEIROZ-SP e REBRA. Tem mais de três dezenas de livros de antologias. 

Prêmios principais
Venceu Concurso Internacional de Literatura em Língua Portuguesa em 2010, em contos, feito pelo Elos Clube Internacional da Comunidade Lusíada
"Prêmio Diamonds of arts and education" da ABRASA e Sociedade Europeia de Belas Artes, Viena, Áustria, em 2013
Prêmio Latino-americano de Excelência, feito pelas cidades de Rosário e San Lourenzo reconhecendo a excelência artística e poética de brasileiros, uruguaios, argentinos, angolanos, em 2013
Prêmio Luso-brasileiro de Contos-Melhores Contistas de 2013; Prêmio Literarte de Cultura 2013
Prêmio Destaque Poético 2013 da ALAF; Prêmio Literarte 2014, "Melhores Contistas Infantís"
Grande Prêmio "Euclides da Cunha" O Melhor da Poesia, Letras e Artes Plásticas, da FEBACLA
Diploma "Personalidade 2013" outorgado pela Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente
Prêmio ACIMA 2013, da Associazione Culturale Internazionale Mandala, Volpedo, Itália, em 2013
Prêmio Pena de Ouro em concurso realizado pelo CONAHCLA/CONINTER, 2013
Prêmio Internacional Top Qualidade Acadêmica, feito pelo jornal “O Romano” e CONINTER
“Prêmio Excelência Cultural-2013-ABD”, outorgado pela Associação Brasileira de Desenhos e Artes Visuais; Prêmio Excelência Literária da REBRA - Rede Brasileira de Escritoras, em 2014 e Troféu Cecília Meireles, em 19 de abril de 2014, em Itabira-MG.

Autora: 

  1. O Rei e suas princesas         ( Livros infantís paradidáticos editados pela Scortecci. )
  2. Corujando nas estrelas 
  3. Corujando no Natal








Comentários