Meu gato, seu passarinho- Samira Braga Giorgini


    Prezada  Vizinha da Casa do Passarinho, 
    Meu gato por descuido ou por instinto descobriu que você tem um passarinho.  Pelo cheiro ou pelo canto dele. Temo que aconteça o pior. Mas já vou adiantando, que não por minha culpa ou incentivo. Por pura curiosidade do meu bichano ao sentir passarinho na gaiola. 
    Imagino o quanto tem bem querer pelo seu cantorzinho.  Deve ter ganhado o filhote, ou comprado ou mesmo resgatado caído de um ninho em árvore.  A gente vai se apegando  tanto o bichinho que chegamos a ter amor por ele... imagino que assim o tenha pelo seu.
    Também tenho apreço pelo meu bichano, que é dócil e castrado.  Está conosco desde 2013 quando adotamos ele pelo Facebook. Sim, ele é um gato desta era, todo digital e moderno.
    Quando vimos pela internet naquela noite, meu filho ficou apaixonado. Quase nem dormiu  de tanto que  queria um bichinho para cuidar. No outro dia fui buscá-lo e nunca mais nosso lar foi o mesmo.
    Tanto nas alegrias como nas alergias.
    Dois frascos de antialérgicos meu filho tomou após o gato  ir pra casa.  Eu tive coceira e meu marido quebrou o dedão ,  porque quase pisou no bichano.
    Mas as alegrias são imensas também.  Animalzinho em casa muda o clima.  Tem sempre o queridinho esperando a gente chegar, mas não com festa.  Festa quem faz é cachorro. Gato chega e se enrosca em nossas pernas, passa o rabo todo lampejo para liberar seus ferormônios e demarcar território.
    Aprendi que  gato tem  amor maduro. Tem certeza que sempre será amado e não pede ou implora por ele.
    Quem me ensinou a gostar de gatos foi minha avó. Sempre tinha um em sua casa. Gatos e vovós combinam. Assim como vovós e tricots. Bom, combinava. Hoje já está tudo diferente. 
    Depois tivemos muitos gatos em casa, quando eu era criança.  Sumia um , arrumávamos outro. Era verdadeira saga esperar meu pai escolher o nome ilustre para o novo gato:  Galileu, Toulouse, Garibaldi e Beremis, foram mais que personagens famosos da História, foram gatos que personificaram em nosso lar.
    Mas enfim.  Meu gato tem um lugar especial em nossa casa e em nossos corações. Assim como seu passarinho.
    Cara vizinha, nem te conheço. Nem sei seu nome e nem mesmo qual casa mora. Apenas sei que são algumas para baixo da minha, ao fundo. Mas sei que deve ser amorosa com bichos e que não quer que nada de ruim aconteça com o seu.
    Mas toda noite ao fazer minha prece, faço dois desejos: que meu gato não pule no seu quintal e que em pulando, encontre barreiras para não maltratar seu passarinho. Que o seu passarinho esteja em um lugar bem seguro,  longe das garras do meu gato.
    E que possamos continuar a sermos apenas vizinhas, que um dia possamos nos cumprimentar nas idas e vindas da vida sem mágoas nem ressentimentos. 
    Desejo vida longa ao seu passarinho . Que ele chegue ao fim da vida bem velhinho. Que não tenha nenhuma cena de crime em sua varanda.
    Desejo também  que meu gato, preto,  seja nosso xodó pra sempre, e não um malvado aniquilador de penas no chão.
     Era isso. 
     Cordialmente
    Vizinha da casa do gato preto.




Comentários