A Passagem de Gois- Irene Coimbra



Sempre li, na Bíblia, sobre a passagem dos hebreus pelo mar Vermelho, quando fugiam do Egito e sempre me questionava sobre essa incrível travessia. 
Ficava imaginando o mar se abrindo, uma estrada seca aparecendo e uma barragem de água de cada lado. Como seria possível? E viajava, através da imaginação, fazendo mil perguntas a mim mesma. 
Jamais poderia imaginar que um dia estaria diante do Oceano Atlântico e que o veria abrir-se diante de mim!
Isso aconteceu durante nossa primeira viagem à Europa, em outubro de 2017 quando, meu marido e eu, fomos até Saint-Georges-du-Montaigu, uma charmosa cidadezinha francesa, onde fomos conhecer, pessoalmente, a família de nosso genro.
Graças ao maravilhoso roteiro turístico que eles fizeram para nós, incluindo a Ilha de Noirmoutier, onde fica a famosa Passage du Gois, pudemos testemunhar o “milagre”!
Dia 30 de outubro de 2017, às 16h, lá estávamos, espe-esperando o mar se abrir. 
Eu estava ansiosa. Era difícil acreditar que o Oceano Atlântico se abriria ali, diante de nós, exatamente naquele horário! Mas foi o que aconteceu!!! Precisamente as 16h, como se alguém tocasse suas águas, o mar foi se abrindo... abrindo.... e uma estrada úmida, quase seca foi aparecendo. Era a famosa “Passagem de Gois”
Por ali começaram a passar carros, vans (inclusive a nossa) ônibus, bicicletas e pessoas a pé, para o outro lado do continente. 
Fique muda! O coração batia descompassado. Tremia de medo que o mar se revoltasse repentinamente e nos engolisse. Felizmente a travessia foi tranquila e, já do outro lado, respirei aliviada. 
Seguimos para Paris onde ficamos por uma semana, visitando todos os lugares turísticos e famosos, mas, a “Passagemgem de Gois” me inquietando.
De volta ao Brasil quis fazer uma pesquisa mais profunda sobre essa Passagem de Gois (pronúncia “Gwá”) que tanto me impressionara. 
Descobri que “Le Passage du Gois”, em francês, liga a ilha de Noirmoutier à cidade de Beauvoir-sur-Mer e ao continente, tem 4.125 metros e fica inundada duas vezes por dia pela influência da maré alta. A altura da água, durante a maré alta pode atingir de 1,30 até 4 metros. Quando alguém é pego de surpresa por uma rápida subida da maré, ela pode subir num dos postes que estão espalhados pela estrada, e aguardar uma equipe de salvamento ou a baixa da maré.

12a. Antologia Ponto & Vírgula - Página 107 


Comentários