A PEDAGOGIA DO PRESÉPIO- Antonio Carlos Tórtoro


Era uma tradição que me trazia felicidade . Em novembro, confeccionava meu presépio que ficava exposto na sala de visitas até o dia sete de janeiro do Ano Novo : um dia após o Dia de Reis.

Por volta de 1992 , eu mesmo fiz as peças , uma a uma , de argila : pintei-as com esmalte .
O modelo utilizado foram as de um outro presépio : o que meu pai montava  todo Natal , em minha casa , quando ainda eu era criança e só colocava a mão nas imagens com autorização e sob supervisão de alguém mais idoso .
Eu e meu pai fizemos e desfizemos muitos presépios. Cada peça, ao ser colocada , tinha uma história que era contada e recontada : foi assim que me interessei pelo Novo Testamento ( e, depois, pelo Antigo) .
Lembro-me , inclusive , dos presépios que o vi montar sob uma escadaria da residência da família Biagi , quando ainda Baudílio era vivo, ali , perto do prédio do Estadão .
Muitos são os nascimentos do Cristo em minha memória e muitas foram as vezes em que , no Dia de Reis , logo de manhã , colocávamos as imagens , todas , em torno da manjedoura e bem perto dela , para significar a chegada dos Reis Magos .
Com a presença constante de Gaspar , sempre ali, ao lado do Menino Jesus, aprendi a nunca ter preconceito de cor.
Aprendi a importância da reunião dos membros da família , com José e Maria , sempre ajoelhados aos pés de Jesus : e, assim , o amor pelas crianças.
Aprendi a importância dos mais humildes, de tanto posicionar o pastor e suas ovelhas no mesmo espaço reservado ao nascimento do Filho de Deus .
Aprendi a amar os animais , o jumento e a vaquinha , porque os vi aquecendo Jesus , por anos e anos , nos presépios da minha casa.
Aprendi a olhar e admirar o céu , a areia , os coqueiros , visitando o presépio que , na vitrine das Lojas Diederichsen , era tradicionalmente visitado pelas pessoas que passeavam pela cidade nos dias que antecediam o Natal.
Aprendi , com o plantio no momento certo, das sementes de arroz , ainda em casca , que existe um momento certo de plantar, para que brotos saudáveis e resistentes possam agüentar o passar dos dias : assim era obtida a erva verde que permeava as dunas de areia , do presépio de imagens quase em tamanho real.
Na maior parte das famílias, hoje, falta algo : falta um presépio ?


ANTÔNIO CARLOS TÓRTORO
ancartor@yahoo.com
WWW.tortoro.com.br





Comentários