SOBRE O LIVRO “RELIGIÃO DA ORIGEM À IDEOLOGIA” DE JÚLIO JOSÉ CHIAVENATO- PELO PROF. DR. FRANCISCO A. MOURA DUARTE

 
     Os dicionários dizem sucintamente que religião é “um sistema de crenças que estabelece e regula as relações entre os seres humanos e as divindades”. Mas o que separa o divino do humano? O que é divino? O que é humano? Afinal, o que é religião?
     Este livro faz uma busca exaustiva em seis mil anos de história, procurando as origens das grandes religiões. Júlio José Chiavenato desenvolve uma acurada análise da relação entre religião e ciência, religião e filosofia, religião e economia, religião e política, demonstrando os fundamentos materiais que possibilitam a evolução do processo religioso.
     Quando surgiram as primeiras religiões os religiosos prescindiam do divino. Depois adoraram vários deuses, para finalmente, adotarem um só. Esse processo não aconteceu “naturalmente”. Foi provocado por uma série de fatores políticos e econômicos (desde os persas, egípcios e judeus) que influíram ou condicionaram as crenças e suas teologias, criando ritos e rituais específicos, convenientes a grupos sociais ou a sistemas de poder. Nessa caminhada construiu-se a história da humanidade. A história humana registra, além do encontro do homem com o místico, a violência para a imposição de crenças que se apresentavam, geralmente, como sinônimos de paz e amor.  O processo religioso quase sempre esteve ligado à repressão intelectual e política e marcado pela intolerância.
     Sem menosprezar santos e mártires, ideias e crendices, que mereceram o respeito do autor, Religião Da Origem à Ideologia mostra como surgiram as grandes religiões – Hinduísmo, Budismo, Confucionismo, Zoroastrismo, Islamismo – dando ênfase ao Judaísmo e Cristianismo, que são nossas maiores influências. A origem e o desenvolvimento dessas religiões, especialmente do Cristianismo e sua relação com o poder político desde o Império Romano, explicam como surgiram os nossos conceitos éticos e morais e como eles nos condicionam diante dos desafios cotidianos.
     Na introdução do livro Júlio José Chiavenato afirma que religião é algo que se discute com muito emocionalismo e pouca racionalidade. Seu amplo ensaio procura um ponto de equilíbrio racional ao expor a história da origem das grandes religiões. É um livro necessário, que se contrapõe à onda de esoterismos e misticismos vulgares que se tornaram moda atualmente.
     Num texto claro, esclarecedor, crítico e sem preconceito, este "Religião Da Origem à Ideologia" enriquece os estudos sobre religião e religiosidade, independente da posição do leitor sobre o tema.
     Júlio José Chiavenato é um autor surpreendente, sem dúvida um dos grandes escritores brasileiros atuais e que sabe expor como poucos seus pontos de vista e analisar com profundidade os assuntos por ele abordados.

Dr. Francisco Alberto de Moura Duarte
Presidente da FUNPEC

*
Texto do Prof. Dr. Francisco A. Moura Duarte, em Destaque na página 14, da 57a. Revista Ponto & Vírgula (outubro/novembro/dezembro/2021)

Comentários