AS PORTAS COLORIDAS DE DUBLIN- Aline de Oliveira Cláudio


    

     Foi durante meu primeiro dia em Dublin que algo atraiu, fortemente, minha atenção. 
 Não foi o frio, nem a paisagem cinza e dramática do inverno, nem o sotaque extremamente carregado dos irlandeses. Foram portas. Portas extremamente coloridas. Esses objetos inanimados acabaram virando uma espécie de vício para mim: fotografar todas as que eu encontrava. Era uma espécie de caça às melhores portas.
     A história de como acabaram surgindo em Dublin é, no mínimo, intrigante. Data-se dos anos 1700 quando a capital irlandesa vivenciava o período Georgiano (1714 – 1830). A época que além de introduzir e descrever os estilos arquitetônicos dos edifícios da cidade, também trouxera o início do reinado de Jorge I da Grã-Bretanha. Dublin entrava em um período de prosperidade, vindo a se tornar a segunda maior cidade do Império Britânico, até então, após Londres. Com a cidade crescendo cada vez mais rica, o estilo elegante na arquitetura acompanhava a boa maré. Novas casas de modelo Georgiano eram construídas e desenvolvidas. A cidade, até então, de aspecto medieval começou a receber ordens restritas sobre como deveriam ser suas novas medidas e estilos de casas e edifícios.
 Com isso a cidade foi sendo redesenhada com a mesma fachada em todos os locais, trazendo, para muitos, uma ideia de falta de personalidade. No entanto, com o passar do tempo, os moradores começaram a buscar maneiras de deixar seus lares com diferentes aspectos, quebrando as regras que haviam sido impostas. As portas foram a maneira que encontraram de demonstrar que pessoas diferentes possuíam personalidades diferentes e, sendo assim, portas diferentes. Portas extremamente coloridas começaram a ser pintadas, além de possuírem ornamentos como novos batentes e pequenas janelas, sobre elas.
 Hoje, as portas de Dublin além de contarem uma parte da história irlandesa, nos ensinam que para nos destacarmos em meio à multidão, a personalidade é o que nos faz ir além.


Crônica de Aline de Oliveira Cláudio, páginas 10 e 11, da 18a. Antologia Ponto & Vírgula - Poemas, Contos e Crônicas, lançada dia 18 de dezembro de 2021, no Hotel Nacional em Ribeirão Preto.
Editora FUNPEC 
Coordenadora: Irene Coimbra














Comentários

Enviar um comentário