E vivam os cães- Irene Coimbra

                                                                                                                         
Muitas coisas me encantam e uma delas é ver sempre pelas manhãs, homens, mulheres, adolescentes e até crianças, passeando com seus cães pelas calçadas de nossa cidade.
É maravilhoso, principalmente, quando os cães param para fazer cocô na calçada de outras pessoas!
Me encanta ver seus donos caminharem, atrás ou à frente deles, indiferentes, com olhar perdido no espaço, sabe-se lá pensando o quê, e outros, mais sensíveis, olhando-os embevecidos pelo momento poético da saída de seus restos fecais.
Dia desses, exatamente num desses momentos de poesia máxima do cão, abordei, educadamente, a pessoa que o acompanhava e perguntei a ela se o cão sempre agia daquela maneira.
- Sempre... sempre! – respondeu ela, toda animada - Sabe, na minha casa o quintal é tão pequeno que não posso deixá-lo fazer cocô lá. Então saio pra rua e ele faz onde quer. Já sei até seu horário e procuro sair com ele exatamente quando percebo que vai fazer cocô.
- E não se importa que ele faça na calçada dos outros?
- Me importar? Claro que não! Todo cachorro faz isso.
- Mas não acha que isso é uma agressão às pessoas?
- E cachorro entende isso?
- Mas por que ele não faz na sua calçada?
- Ora, porque saio logo a passear com ele e não dá tempo. 
- E acha certo deixá-lo fazer cocô na calçada dos outros?
- No meio da rua é que não vai fazer. Além disso pago meus impostos em dia!
- Paga impostos para o cão fazer cocô na calçada dos outros?
- Pra que existe o serviço de Limpeza Pública? Pra limpar! E cachorros não têm banheiros, têm? E quer saber de uma coisa? Ele vai fazer cocô onde quiser. Afinal de contas é um animal irracional e não tem obrigação nenhuma de saber se o lugar que escolhe é certo ou não.
      Diante de argumentos tão “brilhantes” só me restou curvar-me diante dela. Ali estava uma pessoa “maravilhosa” da qual não me esqueceria jamais!

      E vivam os cães! E vivam seus donos “sensíveis e racionais” que sempre os levam para fazer cocô nas calçadas dos outros! 




Comentários