Guilherme Mapelli Venturi


Você sempre ao meu lado

Se não posso tê-la,
o que me impedirá de amá-la?
Se esse amor tão solitário me faz feliz
ao mesmo tempo que me condena
em lágrimas de pranto,
como amá-la sem sofrer?
Se você é e será uma eterna lembrança,
como esquecê-la?
Se um dia tanto amor
conseguir chegar ao fim
e as lembranças ainda me fizerem chorar,
como lembrar apenas dos bons momentos
e de nossa linda amizade?
Talvez o tempo congele o amor
e todas as feridas.
Mesmo assim,
minha admiração continuará.
Amá-la sem sofrer...
impossível ou não,
continuarei amando-a.
Não sei se conseguirei esquecê-la
mas, mesmo assim, terei você
sempre comigo.

***

Amizade

A amizade é uma virtude sagrada
e inigualável,
que deveria ser compreendida
e respeitada por todos.
Há diferenças de amigos para colegas.
Colegas são pessoas que estão presentes
em nossa Vida, mas sem importância,
eles estão ao nosso lado
apenas por interesse.
Amigo é a pessoa presente
em nossa Vida do começo ao fim,
é quem nos serve de consolo
quando necessário,
quem nos ajuda a realizar metas,
quem nos oferece carinho, amor, gratidão, consideração...
quem nos transmite paz, felicidade, conforto...
quem nos deixa saudade quando ausente,
quem cuida de nós quando doente,
amigo é...
Eles nunca nos abandonarão,
devemos preservá-los sempre.

***

Rejeição temporária

Não perdia meu tempo lendo
uma simples frase sequer,
não perdia meu tempo rimando versos,
não perdia meu tempo estudando literatura,
não perdia meu tempo...
Opinião até pouco tempo atrás,
defendida com muita
“ignorância e veemência”.
Não sei por que, sem nada para fazer
um livro comecei a ler.
Por força do destino, caí em contradição;
em páginas de livros, passei a viajar,
versos, passei a escrevê-los,
palavras, passei a rimá-las,
sentimentos e pensamentos,
passei a registrá-los em poemas.
Poemas diversos que falam
da minha própria Vida,
da Vida dos outros,
apenas de ideias que vieram à mente,
do Mundo, de tudo.
Quantas vezes poemas foram esquecidos,
antes mesmo de serem escritos.
A ideia e inspiração surgem
quando menos se espera,
e, neste momento, é preciso registrá-las.
Se deixado para depois
não haverá mais poema,
ou quem sabe, até haja
mas não do modo desejado.
Aos olhos dos leitores parece tão fácil
rimar as palavras, formar orações, escandir versos...
parece tão fácil escrever um poema.
Para isso é preciso de
concentração e silêncio,
tempo e sentimento,
dedicação e paixão,
é preciso...
Porém, tudo em dobro
pois vocês, leitores, são parte de nós.
Poemas...
do mais rico ao mais simples,
do melhor ao pior,
do mais longo ao mais curto,
do que parece não dizer nada
querendo dizer tudo,
do mais difícil ao mais fácil,
seja qual for o poema
não deve ser desvalorizado
por você, leitor, que tem seu gosto,
mas deve ser ético e respeitar
a historia e a carreira
de um poeta que agrada um
e desagrada o outro.
Há duas classes de poetas,
os novatos e os veteranos.
Nós, novatos, estamos apenas
iniciando a grande construção
de uma intensa e extensa
Carreira e Vida.
Vocês, os veteranos...
nos inspiram,
nos ajudam a estudar
a “antiga literatura”
e a construir uma nova.



Comentários